quarta-feira, 5 de agosto de 2009

About books...

Escolher os melhores livros que vc já leu, é a mesma coisa que selecionar a trilha sonora de sua vida. É humanamente impossível.
E para mim, as duas estão ligadas. Não há história sem uma boa música e vice-versa. Detesto livros clássicos, daqueles que caem sempre no vestibular. Existem autores muito melhores atualmente do que qualquer história de Machado de Assis e cia. Pq não caem no vestibular as histórias de André Vianco, por exemplo?? Poxa, vampiros...
Não gosto dele, mas ele é brasileiro, não muda muita coisa. Não leio muito literatura brasileira, acho esquisita e nunca, nunca, em hipótese alguma, leio livros "alternativos".
Triste aquele que não conhece histórias ou não sentem o prazem de mergulhar em alguma delas. Certa vez, conheci um menino, de uns 18 anos já, que nunca tinha lido um livro na vida, exceto aqueles que ele era obrigado a ler na escola. Na hora, senti vontade de socá-lo por ser tão ignorante, mas vi que seria inútil fazer qualquer coisa a não ser lamentar por ele. Azar o dele. O quanto mundos e pessoas fantásticas, ele deixaria de conhecer por estar preso na vida real.
Bom, vou listar os 15 melhores livros que li na vida. E olha que foram mais de 300:

1. O ENIGMA DO OITO - KATHERINE NEVILLE
2. O OUTRO LADO DA MEIA-NOITE - SIDNEY SHELDON
3. A SOMBRA DO VENTO - CARLOS RUÍZ ZAFÓN
4. O CASO DOS 10 NEGRINHOS - AGATHA CHRISTIE
5. REVERSO DA MEDALHA - SIDNEY SHELDON
6. O XANGÔ DE BAKER STREET - JÔ SOARES
7. SAGA HARRY POTTER - TODOS - J.K. ROWLING
8. AS CRÔNICAS DE NÁRNIA -
9. O ESTRANGULADOR - SIDNEY SHELDON
10. SHADOWMANCER - GRAHAM TAYLOR
11. O RETRATO DE DORIAN GRAY - EDGAR ALLAN POE
12. ESTAÇÃO CARANDIRU - DRAUZIO VARELA
13. A HORA DA ESTRELA - CLARICE LISPECTOR
14. O DESPERTAR DE MENFRÉIA -
15. DEPOIS DAQUELA VIAGEM - VALÉRIA PIASSA POLLIZZI

E antes, que me perguntem: não, nunca li O PEQUENO PRÍNCIPE, MUITO MENOS "O MUNDO DE SOFIA".

E pra vcs, quais os melhores livros que vocês já leram?

Beijos!


5 comentários:

  1. Carol, "O Retrato de Dorian Gray" e "A Hora da Estrela" são considerados (super!) clássicos, embora não sejam pedidos em vestibular. Os dois (além de Sidney Sheldon, Agatha (que AMO), Zafón, Jô Soares e JK Rowling) estão entre os meus favoritos também, mas prefiro nem começar a fazer uma lista desse tipo, não dou conta e certamente esqueceria de alguns, hehe! Parabéns pela publicação do seu livro!

    Bjs!
    Milena

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo dizer que, assim como pra música, tenho um gosto bem eclético pra literatura. É fundamental variar, não se prender a um determinado gênero. Muitas pessoas se limitam a achar que somente clássicos e literatura "alternativa" prestam, mas não é bem assim. Há muitos que são bons, assim como outros nem tanto. Acho que a escola destrói a vontade de ler dos alunos desde cedo. Existem livros para TODOS os gostos; a diversidade de autores é absurda - é só saber procurar.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. O grande problema com relação aos clássicos, é que se começa por eles nas escolas (Clássico vem de classis, sala de aula em latim), pois bem, é uma contradição, mas é preciso ensinar a ler antes de entregar esses livros nas mãos dos jovens. De todo modo, eles acabam criando uma aversão desses livros,pois não estão prontos para tais. Tu citastes livros de vampiros, mas o que seriam deles sem Bram Stocker (Clássico), a origem dos livros atuais são os clássicos, só que em linguagem mais atual.
    Tu estás no caminho certo, siga lendo.

    Ps: "O Retrato de Dorian Gray" é de Oscar Wilde.
    Pss: "O pequeno príncipe" e "Mundo de sofia" são muito bons, leia.

    ResponderExcluir
  4. Carol, leia Machado!
    Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
    Clássico, livro de vestibular, brasileiro e muuuuuito bom!

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito de Memórias Póstumas de Brás Cubas e O Cortiço mas meio que concordo que é difícil fazer com que nossos jovens aprendam a ter o hábito da leitura quando essas leituras obrigatórias são tão complicadas e com palavras que normalmente não escutamos no nosso dia-a-dia.

    P.s:"O Pequeno Príncipe" é muito bom, fácil de achar e um clássico obrigatório, achei muitas coisas boas nele.

    ResponderExcluir