sexta-feira, 29 de outubro de 2010

No mais profundo buraco do seu ego...

Já faz um tempo que não apareço por aqui e sei que isso não é uma coisa muito legal. Deveria ser mais presente, mas é que muitas vezes a faculdade não deixa ou simplesmente por que acho que não tenho muita coisa de interessante para falar ou escrever.
Tem coisas bem legais acontecendo, outras nem tanto. E tem uma coisa que está me incomodando e muito.
Quem é escritor, ator ou qualquer coisa que se remeta a cultura, sabe que no Brasil as coisas são complicadas. Muitas vezes, bem restritas. Quem trabalha com isso, sabe bem como é. Principalmente, quem não é muito conhecido ou quem não tem muito dinheiro.
Na teoria, deveríamos nos dar as mãos, ajudar e dar dicas para quem está começando ou até mesmo para quem já tem até uma certa bagagem, mas ainda não chegou onde deve.
Eu sempre escrevi, mas quando resolvi levar isso a sério, apareceu algumas pessoas bem legais para me dar dicas, mas teve uma que foi essencial nessa minha caminhada. O Douglas MCT, autor do livro "Necrópolis" que será lançado agora dia 07 de Novembro pela Editora Draco. Conversamos poucas vezes e mesmo sem me conhecer pessoalmente, ele me deu dicas sensacionais que qualquer um com o ego mais mimado não daria.
Ele não precisava fazer isso se não quisesse, mas deu e com todas as dicas dele, pude publicar o Mensageiro dos Ventos que claro, não é um best-seller (ainda, rs).
Perdemos o contato, a gente não se fala mais (infelizmente), mas sei dos passos dele e desejo a ele todo o sucesso do mundo, por que ele merece. Pelo Twitter, acompanhei as noites não dormidas trabalhando nesse livro, as ansiedades compartilhadas com todos os seus seguidores. "Necrópolis" vai bombar, com certeza.
E claro, desde que eu ingressei nessa jornada louca, pude conversar com outros escritores, roteiristas e os aspirantes a escritores que acham que vão ficar ricos publicando qualquer coisa.
Sem querer ser pretensiosa, mas já sendo, eu já tenho uma certa bagagem e já posso dar dicas e conselhos para quem está começando e que não sabe como dar os primeiros passos. Absolutamente normal.
Volta e meia, sempre aparece alguém, me perguntando sobre como é, se é muito difícil, se deve escrever de um jeito ou de outro e falo que a pessoa deve seguir sempre o coração e pesquisar sobre absolutamente tudo.
E foi nessas circunstâncias que eu conheci uma pessoa que também estava escrevendo seu livro. Não vou dizer seu nome, ficaria chato, bem chato...
Enfim, essa pessoa me perguntava sobre absolutamente tudo, me torrava a paciência mesmo, mas com toda a calma do mundo, respondia a todas as perguntas, por que eu queria que ela se sentisse bem-vinda ao mundo literário. Assim como eu fui...
Dei dicas sobre registros, editoras, vendas, público alvo, entre tantas outras coisas. Ela não sabia de absolutamente nada.
Enfim, o livro dessa pessoa foi publicado. Claro que na época, eu fiquei feliz, mas depois eu vi os agradecimentos. Meu nome não estava lá. Só quero deixar claro que não quero confete, paparicação ou qualquer coisa parecida, mas seria bom deixar claro, que se não fosse for mim, esse livro não teria nascido, sequer escrito.
Já tentei parabenizá-la pelo livro, tentei me aproximar perguntando como é que andava as vendas, a aceitação do público e tudo o que eu ouço é que nunca dá para falar comigo. A pessoa mudou completamente, virou estrela, sem ao menos ter anoitecido.
Bem, o que esperar de uma pessoa que implora para que as pessoas comprem seu livro, senão o amadorismo?
Quando eu comecei, as dicas que o Douglas me deu foram só uma sementinha, o resto eu me virei, pesquisei tudo sozinha e continuo fazendo. Acho que é assim que deve ser...
Se todos os escritores dessem as mãos e mandassem para às favas o ego, a vaidade, a ignorância, esse universo tão lindo e rico ficaria muito mais fácil para qualquer um. Uma mão lava a outra. Sempre. Ainda mais nesse meio.
Seria mais bonito se as pessoas não se deixassem iludir com alguns elogios e se alimentar disso. O que importa é o trabalho.
E claro, vou continuar ajudando a quem me pergunta. Quero que cada vez a literatura nacional, principalmente a fantástica, cresça, se expanda e consiga tatuar seu nome no mercado.
Quanto a isso, tudo o vem rápido, vai embora rápido e na boa, torço pelo sucesso dela. O que me consola é que de repente, são aqueles famosos 15 minutos de fama. Torço pelo successo instantâneo, mas eu seria muito hipócrita em dizer que eu torceria pela longevidade.
Atitudes assim nunca vão muito longe. Espero que um dia essa pessoa entenda o real significado da complexidade e da importância de se escrever um livro.

Love!
Carol Rossetto

11 comentários:

  1. incrivel...

    texto chocante

    http://iranmnr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sim, tem pessoas que são mau agradecidas mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa. Realmente os seres humanos são assim, infelizmente. Raras são as pessoas que dão valor depois que sobem os degraus da fama ou da exposição.

    Enquanto estão no anonimato, precisam de nós. Quando viram "estrelas", nos esquecem. Tive amigos asism também.... amigos famosos mesmo. Hoje trabalham na tv, em um programa bem conhecido pelo povo brasileiro. Quando iniciaram, dei toda força e estive presente lá. Depois que a fama cegou os seus olhos, eu já não era mais nada. Só mais uma, e depois, menos uma.

    Mas a vida segue :)

    Se não precisam de nós, não precisamos deles.

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Bom Carol, li todo o seu texto, mas antes de comentá-lo quero parabenizá-la pelo livro. Sou amante da literatura nacional e desejo sucesso a vc.

    A respeito do post, agradeça sim pela ajuda que teve, mas quando oferece-la a alguém, faça de coração, sem esperar qualquer tipo de reconhecimento, pois se vier...é lucro!
    Esperar por qquer tipo de agradecimento é frustrar-se à toa. Ser humano, mtos deles, são egoístas msm e só visam o próprio benefício, infelizmente.
    Dpois de algumas experiências, passei a agir assim. Não crio expectativas e qdo faço (tem q merecer) eh sem esperar absolutamente nd.

    Um beijo e boa sorte!
    Belo Blog!

    http://infinito-particularr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Texto forte, mas infelizmente é a verdade...

    ResponderExcluir
  6. Seguindoo *-*
    passa no meu?

    http://sterphannenascimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. texto chocante mas infelizmente é a mais pura verdade

    ResponderExcluir
  8. Bacana a disponibilidade de ensinar quem quer aprender. O reconhecimento, quando acontece, é bom, mas não é vital.

    Venho sempre nesse seu espaço "bater cartão". rs
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  9. Carol,
    Parabéns, pelo seu trabalho!
    Acompanharei o seu blog.

    Abraço,
    Mafuane

    ResponderExcluir
  10. Eii Carol, kd suas atualizações?? Apareça! Bjos

    ResponderExcluir