quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dicas!!!!

Muita gente vem me perguntar se escrever dá dinheiro, se dá pra ficar rico. Confesso que, durante um tempo, pensei muito nisso, mas a realidade está longe de ser essa. A não ser que você consiga ter a sorte de um Paulo Coelho ou J.K. Howling do "Harry Potter". Hoje, obviamente, um pouco mais amadurecida quanto a esse mundo, meu interesse maior é que as pessoas conheçam minha história. Se eu vou ficar rica ou não, não sei. Não interessa! Só sei que quero continuar escrevendo. Cada vez mais!!!
E vc, que quer escrever e me pergunta se dá para ficar rico, se você vai ficar famoso, já começou pelo lado errado. Então, para ajudar essas pobres almas com esses pensamentos, tentei reunir algumas dicas, para quem quer ser um escritor de verdade. Por que só assim, você pode ser tornar um escritor de sucesso ( ou não!!!):


1. Leia muito! Sempre!
2. Ande sempre com um caderno na mão e anote todas as ideias que surgir, mesmo as que sejam ruins. Mesmo ruins, continua sendo uma ideia.
3. Escreva em um ambiente tranquilo, com uma música que combine com a história que está escrevendo. Assim, as ideias surgirão mais rápido e fácil.
4. Um escritor é um ser solitário. Não deixe que ninguém invada seu espaço...
5. Não escreva só por que o seu amigo, tio, tia também escreveram um livro e você achou bonito e quer fazer também. Talvez essa não seja a sua praia. Fica a dica aí!
6. Se esse caminho é o caminho que você quer de verdade e se existe um coração durante sua jornada, não fique triste com os atropelos. Tem hora que desanima, mas no fim, é compensador. E se você ver que esse coração foi embora, nem hesite em abandoná-lo. É hora de fazer outra coisa.
7. Escreva coisas das quais você entenda. Você entendendo, seu leitor também entenderá.
8. Provavelmente, seu 1º livro não será bom e daqui a 10 anos, talvez você sinta vergonha dele.
9. Use e abuse dos sites de relacionamentos (Orkut, Twitter, Facebook, blogs). Eles são o que irão refletir se o seu livro se tornará conhecido ou não.
10. Visualize sua obra como se fosse um filme e tente escrever como se fosse o roteiro de um. Nunca se sabe o dia de amanhã. Mas, não fique pensando nisso. Você pode, e muito, se frustrar.
11. Saiba que investir em um livro, vai dinheiro. Se for pensando que não gastaria dinheiro em divulgar, publicar ou qualquer outra coisa, nem entre nesse mundo.
12. Todo começo é difícil.

E é isso! Espero que com essas dicas, eu tenha ajudado a clarear um pouco mais a mente.
Boa sorte pra quem seguir as dicas!

Love!
Carol Rossetto

14 comentários:

  1. Olá,moça
    Gostei demais das dicas,sabe?
    Apesar de estar bem longe de me tornar uma escritora,faço isso mais por hobby mesmo!
    Querida,estamos te seguindo,tá?
    Visita o nosso blog tb
    Será uma honra vê-la por lá!
    Bjão ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas Carol!!
    bem, não sou escritora, e estou longe de ser, tento ser blogueira e esteja certa de que as suas dicas tb me ajudarão!!
    bju

    ResponderExcluir
  3. agora te pergunto ser blogueiro da dinheirooo?

    Obs: Rimouu ^^

    www.osbotequeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas mas não penso em ganhar dinheiro escrevendo e nem ser escritor. Parabêns pelo blog!

    Crítica,informação,humor e inutilidade
    http://papiinhas.blogspot.com/
    Pos novo na área: "Ócio,Preguiça e Fome"

    ResponderExcluir
  5. opaa
    boas dicas eu to escrevendo um roteiro hehe

    ResponderExcluir
  6. Boa dicas, talvez se as pessoas não se preocupassem tanto com o bônus que poderiam receber, conseguissem escrever mais com a alma e com o coração.
    Ele te deu um fora mesmo você se declarando e ele a procura de um relacionamento?
    É,realmente não dá pra entender. Mas as pessoas são assim, quando a gente acha que está tudo muito bom, tudo muito certo, que as conhecemos e já sabemos prever suas reações; tomamos um choque desses.
    Tomara que quem sabe ele volte a trás e reconheça seus sentimentos ou então que você acha um cara que queira você pra ele e seja é claro, retribuído.
    Boa sorte e obrigada por ter ido lá.
    (sim estamos apaixonadas, e eu só vim me dar conta essa manhã)

    ResponderExcluir
  7. São poucos os que realmente ganham dinheiro.
    Mas o importante é escrever e eu adoro!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que escrever e ganhar dinheiro em geral não combinam... A menos que, numa cultura cada vez mais articial, vc autor (a), também o seja!

    Bjs da Diva!

    http://quimerasequerelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Vou te confessar uma coisa Carol. A coisa que mais me irrita nas pessoas que querem ser escritoras é pensar apenas no dinheiro e na fama e esquecerem do mais importante: a tempestade de idéias e palavras contidas num texto. Eu já tive essa fase de querer ser escritor, e quem que gosta de ler best seller já não teve? Eu vivo batendo nessa tecla,de que o ego pode cegar um talento. Ah sim,ser insistente também é primordial para alcançar o sucesso. J.K. Rowling pastou pra vender Harry Potter no começo,ela recebeu dezenas de não,até que uma senhora chamada Liz Calder,leu e se interessou pelo trabalho desenvolvido por J.K. Outra coisa divulgação é essencial,mas o grande problema nisso é que pra realmente chamar atenção,deve-se usar a criatividade e a imaginação. É chamar atenção do leitor,é instigar,é provocar, é seduzir. E você está certissima em divulgar dicas.

    ResponderExcluir